Nos primeiros 100 dias, o governador do Amapá, Clécio Luís, colocou na lista de prioridades o fortalecimento do ensino superior no estado, incluindo o acesso aos municípios.
Para a gestão, investir em educação é uma importante estratégia focada em preparar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda, e maior qualidade de vida. Confira algumas das principais ações:
Investimento em servidores e professores
Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a Ueap disponibilizou 10 vagas para o curso de Doutorado em Educação, voltado exclusivamente para servidores efetivos da instituição e professores efetivos das redes de ensino estadual e municipal. O objetivo é a preparação de profissionais para a docência, a pesquisa e a produção de conhecimentos na área de Educação.
Campus no interior
O Governo, por meio da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), expandiu o acesso ao ensino superior com a inauguração do novo campus Território dos Lagos, no município de Amapá, a 306 quilômetros de Macapá.
A estrutura possibilita as práticas dos cursos de Engenharia Agronômica, Zootecnia e Licenciatura em Matemática para a população dos municípios de Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene e Pracuúba.
A nova estrutura conta com salas de aulas, administrativa, de reuniões, auditório, além de 6 laboratórios (herbário, tecnologia de produtos de origem vegetal, de origem animal, Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia Agrícola, de Análise de Solos e Sala Quente).
Os acadêmicos também contam com baia para bovinos e equinos, e um tanque para cultivo de organismos aquáticos. Há ainda área de plantio com plantações de açaí, mandioca, cacau, produção de abelha (meliponicultura) e uma casa de vegetação para produção de plantas para cultivo comercial.
Concurso público
O concurso público da Ueap foi o primeiro lançado pelo Governo do Estado, em menos de 100 dias de gestão. São 101 vagas para o quadro administrativo da Universidade, sendo 89 para o campus Macapá e 12 para o campus Território dos Lagos.
Contratações temporárias
O Governo está reforçando o quadro e lançou edital de processo seletivo para contratação de professores visitantes, ou seja, sob regime de contrato temporário. As remunerações que variam de acordo com o grau de titulação do candidato e podem chegar a R$ 7,9 mil. São 10 vagas para docentes com pós-graduação, nos níveis mestrado e doutorado.
Processo Seletivo e cotas
Neste ano, o Processo Seletivo (PS 2023) lançado oferta 770 vagas para 19 cursos de graduação nos campi Macapá e Território dos Lagos, no município de Amapá. Para tornar as chances de ingresso ao ensino superior mais igualitárias, o Governo também reforçou a política de inclusão.
A iniciativa amplia ações afirmativas para além das previstas na Lei Nacional de Cotas, que já reserva vagas para autodeclarados pretos, pardos, e estudantes de escolas públicas. Além de indígenas e pessoas com deficiência, o sistema de cotas também atenderá pessoas trans, comunidades tradicionais e extrativistas.
Estudantes que cursaram os três anos do ensino médio nos municípios de Amapá, Tartarugalzinho, Pracuúba e Calçoene, terão ainda bonificação de 20% para o campus Território dos Lagos.
Tenha acesso a agenda do servidor aqui nesse link
Sistema para emissão de certidão funcional
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Sistema de Ouvidoria pública do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Portal de Serviços do Governo do Amapá
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Descrição para o link. Acessar a página clique aqui.
Gestor de Documentos do Governo do Amapá
Politicas de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade
Convênios do Governo Federal